quinta-feira , novembro 23 2017
Home / Uso e Benefícios / Semente de Chia – O Guia Completo!

Semente de Chia – O Guia Completo!

Você sabe o que é semente de chia? Sabe como tomar? Dentre os diversos que este produto apresenta para o nosso organismo, vamos estar listando pra vocês um guia completo sobre esta semente!

Leia este artigo até o final, tenho certeza que você vai correr no mercado comprar esta sementinha!


O que é essa semente de chia?

Chia_beneficios

A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com “salvia hispânica”. Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes.

Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

Benefícios da semente de chia:

beneficios da semente de chia

Dentre os diversos benefícios, vamos listar alguns só para você ter uma noção do poder desta sementinha:

+ Semente de chia Ajuda a Controla Hipertensão: O consumo regular da semente de chia, mostrou ter um impacto semelhante como os medicamentos regulares para hipertensão. Os resultados de um estudo mostrou que a Semente de chia ajudaram a controlar a pressão arterial sistólica 6 ± 4 pontos. Elas é extremamente benéfica para os principais fatores de risco cardiovascular em pessoas com Diabetes tipo 2.

Veja também:  Curso gratuito sobre Hipertensão! Comece agora!

Benefícios da Semente de Chia No Ganho de Massa Muscular: A Semente de chia é ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, lembrando que a cada 100 gramas da Semente de chia contém 16g de proteína em sua composição.

Além disso, a vantagem da superdose é que a Semente de chia ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas – uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Veja também: Como Fazer Receitas Anabólicas Facilmente para Ganho de Massa Muscular…

Regula o colesterol: de toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Além disso, as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol.

Efeito desintoxicante: os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

Veja também: Os 10 sucos Detox mais procurados para o verão. Baixe Ebook Gratuito!

Como Perder Peso com Sementes de Chia?

como perder peso com semente de chia

Sementes de Chia são um grande alivio para a saúde em geral. Além de fornecer uma grande quantidade de ácidos gordos de boa qualidade (ponderados como Ômega 3 e 6), este alimento é muito rico em fibra solúvel. Estes são os melhores para “arrastar” a gordura corporal e, assim, eliminar de uma maneira muito mais simples. Mas como usar a chia para perder peso?

Uma das melhores maneiras, sem dúvida, é ativá-las. Para isso, basta triturar as sementes, colocá-las em água por uma hora e depois veja como elas começam a solidificar, formando uma espécie de gel. É só fazer o teste, deixando uma porção de molho num copo para perceber a semente inchando em pouco tempo. Quando é ingerida, a reação é semelhante. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago.

E tem vários outros benefícios!

Como tomar semente de chia:

como tomar semente de chia

A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas, além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas. Ela contém alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, tipos de gorduras consideradas benéficas ao organismo, sendo rica em ácido graxo alfa-linolênico, também conhecido como ômega 3.

Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. A semente mantém suas propriedades em todas estas formas de consumo. Veja como usá-la:

Em forma de gel: deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos.

Semente seca: em vez de produzir o gel, você pode fazer diferente e adicionar a semente a líquidos como sucos, iogurtes e vitaminas. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160 ml) com uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias.

Na forma de farinha: a farinha pode ser misturada a frutas, sopas, mingaus e sucos de forma mais prática. Esta versão também pode substituir a farinha de trigo no preparo de receitas de pães e bolos. Outra boa pedida é comprar o grão, liquidificar, acondicionar a farinha em um pote e armazenar em geladeira para depois consumir junto da salada.

Há Alguma Contra-Indicação?

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias. Há também pessoas com a chamada “síndrome do intestino irritável”, devendo ficar atentas com o consumo de sementes em geral.

Qual a quantidade Diária Recomendada para o Consumo de Sementes de Chia?

Não existe uma regra, mas nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.

Por fim é isso! Esperamos que tenha gostado desse nosso Guia sobre a semente de chia! Gostou? Está com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui!

Ah, não esqueça de visitar nosso blog pra ter mais dicas legais como essa. E, participe do nosso grupo (SÓ PARA MULHERES), temos várias dicas legais e muita gente trocando ideia sobre como ter mais saúde. Clique aqui e acesse o nosso grupo!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Semente de Chia
Author Rating
5

Rating: 5.0. From 3 votes.
Please wait...

Sobre Daniel

Praticante de musculação, a favor da vida saudável e blogueiro. Resolveu criar este blog pra trazer mais informações a toda mulher que queira ter mais saúde!

Veja também:

Tudo sobre o SlimPower

Como FINALMENTE eu perdi peso?

OLÁ! MEU NOME É ELIZA E EU QUERO LHES CONTAR SOBRE UM MÉTODO RÁPIDO E …

2 Comentários

  1. Muito bom essa explicação… É ótimo ter pessoas como vc Daniel q se preocupa em se manter saudável.. Eu ja venho a algum tempo q ja faz parte da minha alimentação.. Gosto de colocar no mamão.. Uma ótima pedida.Parabéns pela iniciativa

    Rating: 5.0. From 2 votes.
    Please wait...
    • Obrigado Grazi!! Continue particpando!

      Rating: 5.0. From 2 votes.
      Please wait...
http://www.themesfreedownloader.com latest government jobs stock market tutorial