sábado , julho 22 2017
Home / Alimentação e Boa forma / Boa forma e alimentação saudável! O Guia completo

Boa forma e alimentação saudável! O Guia completo

O termo “boa forma” pode estar relacionado a vários significados, como um corpo harmônico, musculoso ou magro; boa aceitação do corpo, mesmo em situações nas quais a forma física contraria os padrões estéticos impostos pela sociedade; a busca incessante por um “corpo perfeito”, a qualquer custo; ser ativo; ausência de dores; uma boa capacidade de realizar trabalhos corporais, dentre outros significados.

Assim, percebe-se que tal conceito é bastante subjetivo e depende de muitos fatores, inclusive da atividade que cada um pretende realizar ou já realiza, e os papéis que almeja desempenhar ou já desempenha na sociedade.


Então meninas, preparadas para entendenderem como a alimentação está diretamente ligado à boa forma?

Dicas para ter uma boa forma e alimentação saudável:

alimentacao saudavel e boa forma

Uma bailarina, por exemplo, em razão do tipo de atividade que exerce, deverá ter cuidados e preocupações específicas com a boa forma que se diferenciam das que o fisiculturista adota, assim como o jogador de futebol, um praticante de yoga, um artista, ou mesmo de uma pessoa que trabalha em um escritório, oito horas por dia.

Além disso, os meios de se alcançar ou de se manter essa boa forma também variam: desde a adoção de métodos “naturais”, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, até situações mais extremas, como dietas absurdas, realização de cirurgias estéticas sem critérios, ou mesmo comportamento bulímico.

Tais atos extremos podem até permitir com que a pessoa conquiste a tão almejada boa forma, mas não são raras as vezes em que prejuízos significativos também aparecem, acompanhando tais resultados…

Diante desses fatos, é importante compreender que a busca por uma boa forma é, de fato, louvável, quando se considera a saúde e a autoaceitação a priori.

Até porque nem sempre temos um biótipo que permite com que determinadas características específicas sejam conquistadas, até mesmo por meio de cirurgias plásticas; e também porque uma pessoa que tem hábitos de vida saudáveis, além de diversos benefícios, dificilmente não terá também um corpo harmônico, em boa forma, como consequência.

Principais mitos da alimentação:

Mito 1: Batatas e pão engordam!

– Fato: É exatamente o oposto.

batata e pao engordaLegumes e pão (integral) são carboidratos de qualidade necessários para fornecer energia para cada parte do seu corpo, desde seu cérebro até seus músculos. O que causa problema é a maneira como você os come: passar manteiga em uma fatia de pão de trigo integral ou fritar a batata pode dobrar, triplicar ou quadruplicar as calorias.

→ (Clique aqui para tweetar essa frase): Batata ou pão não engordam. A maneira que você come é o que causa problema.

+ Mito 2: Beber um copo de água antes de uma refeição reduz o apetite.

– Fato: Sim e não.

beber agua antes da refeicaoÁgua controla o apetite quando está misturada ao alimento, como em uma sopa, ou em uma bebida grossa. Aparentemente, quando a água está ligada à alimentação, a digestão é lenta. É por isso que mulheres em um estudo disseram que se sentiram mais satisfeitas com sopa de frango com arroz do que frango com arroz e um copo de água – mesmo com a sopa tendo 27% menos calorias!

Uma exceção a essa regra: É fácil confundir fome e sede, por isso, se tiver vontade de comer alguma coisa, mas não sabe o que, beba um copo grande de água e aguarde alguns minutos. Você pode perceber que na verdade era isso o que seu corpo realmente queria.

Mito 3: Marisco é rico em colesterol.

Fato: Por um lado, é verdade.

mariscoApenas 3 gramas de camarão oferecem mais de um terço de seu colesterol diário. Mas há um outro lado surpreendente nessa história: camarão é pobre em gordura saturada – o tipo de gordura que se torna mau colesterol (LDL), aquele que entope as artérias – e tem um pouquinho de ômega-3, que é saudável para o coração.

Na Universidade da California do Sul, pesquisadores descobriram que comer moluscos toda semana, tal como camarão, reduziu o risco de ataque cardíaco em 59 por cento!

Mito 4: Hambúrguer e batatas fritas consumidos ocasionalmente não vão te matar.

Fato: Depende da sua definição de “ocasionalmente”.

hamburguer engordaSe ocasionalmente é toda sexta à noite e, em seguida, mais um pouco, bem, você pode estar sendo negligente. Mas, se isso significa algumas poucas vezes por mês, e você está em forma, com boas medidas (isto é, peso, tamanho da cintura, colesterol, pressão arterial), e você está consumindo legumes, grãos integrais, nozes e outros pratos nutritivos na maioria dos outros dias, sim, você vai viver. Mas poucos de nós são tão perfeitos.

Se você ocasionalmente pisar na bola, tente compensar os efeitos de uma refeição gordurosa com uma caminhada de 90 minutos a pé depois.

Mito 5: As mulheres naturalmente ganham peso após a menopausa.

– Fato: Enquanto você pode culpar um monte de coisas pelos hormônios (desde acne até TPM), neste caso, a redução das atividades físicas é a causa mais provável.

menopausa-engorda-veja-como-emagrecer-na-menopausaEstudos após estudos descobriram que as mulheres mais velhas que se exercitam regularmente e vigorosamente podem manter as suas medidas.

→ (Clique aqui para tweetar essa frase): Um dos fatores que mais contribuem para o ganho de peso nas mulheres  após a menopausa, é a redução das atividades físicas!

Mito 6: Refrigerante diet é pior do que o convencional.

jovem-bebendo-coca-cola– Fato: O ideal para todos nós seria consumir água, suco de frutas diluído e chá verde em vez de beber refrigerante (diet ou regular). Ambos os tipos aumentam os riscos de doenças nos rins e no coraçãoo, além de possuírem ácidos que corroem o esmalte do dente, favorecendo o surgimento de cáries.

Fato final:  (este não é mito)

Manter o seu peso, cintura e índice de massa corporal em um nível desejável pode fazer você aparentar ser até seis anos mais jovem.

→ Veja também: Faça o  teste de IMC (índice de massa corporal)

Por fim é isso! Esperamos que tenha gostado desse nosso Guia sobre a alimentação e boa forma! Gostou? Está com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui!

Ah, não esqueça de visitar nosso blog pra ter mais dicas legais como essa. E, participe do nosso grupo (SÓ PARA MULHERES), temos várias dicas legais e muita gente trocando ideia sobre como ter mais saúde. Clique aqui e acesse o nosso grupo!


Rating: 3.7. From 3 votes.
Please wait...

Sobre Michele S.

Meu nome é Michele, tenho 33 anos, dois filhos e apaixonada por atividades fisicas. Minha paixão começou a um tempo atras ainda na adolescência, sempre fui apaixonada pelas aulas de educaçao física na escola, tirava notas otimas em todas as matérias, mais a educaçao fisica era a materia que eu era mais apaixonada. Espero ajudar neste blog com minhas dicas, fiquem atentas!

1 comentário

  1. Muito bom Michele!!

    Bem elaborado o artigo, tirou muitas dúvidas! 😀 😀

    Rating: 5.0. From 1 vote.
    Please wait...
//my.hellobar.com/bdc8ac45c401b3726c210614625e643da1bca54d.js http://www.themesfreedownloader.com latest government jobs stock market tutorial